Por que Deus não responde todas as nossas orações?

em terça-feira, 24 de dezembro de 2019


Ao longo de nossa vida cristã, nos deparamos com diversas circunstâncias negativas que nem sempre podemos resolver. Essa impotência nos dirige até Deus para que Ele nos ajude resolvendo a situação e, assim, nos faça sorrir. Porém, muitas vezes, não temos resposta imediata e nos desapontamos com Deus a ponto de lamentarmos e questionarmos:

"Senhor, como é que Tu podes me amar quando tenho esta necessidade e por quê Tu não supres logo?! Senhor, eu tenho orado tanto tempo. Deus, Tu não me amas."


Mas é nesse momento de aflições que devemos exercer a nossa fé sem questionar as vontades de Deus para a nossa vida e falar junto ao salmista Davi:

"...confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem." (Salmos 13:5-6)

Esse é o mesmo salmista que lamentava no início do capítulo.

Não é por acaso o silêncio de Deus. Sabemos que Ele responde muitas orações, e em alguns casos se cala mas depois a sua misericórdia será manifestada.

Temos o exemplo no evangelho de João capítulo 11 em que Jesus foi avisado de que Lázaro estava enfermo, mas "demorou dois dias no lugar aonde estava" (João 11:6). E mais dois dias para chegar até a aldeia onde Lázaro morava. Jesus esperou até que Lázaro morresse para que somente depois Ele atendesse à súplica de Marta e Maria. Jesus não teve pressa porque já sabia o que estava acontecendo.

Ele prova a sua fé e quer que você acredite e confie na vontade do Pai. Deus quer que cheguemos ao ponto onde toda a nossa confiança esteja nEle.

Muitos podem até apontar para você e dizer que Deus não irá te atender e que você irá morrer sem ser ouvido. Foi o que aconteceu em João 11.37. A verdade é que eles não enxergam esperança e por isso surgem as críticas, mas saiba que independente de quais sejam as circunstâncias e o que falem contra ti, você deve confiar em Deus!


Deus pode não atender todos os nossos pedidos e a Bíblia nos esclarece o motivo para isso acontecer. Em Tiago 4:3 está escrito assim: "pedis e não recebeis porque pedis mal para esbanjardes em vossos prazeres" . A verdade é que nem sempre os nossos pedidos são corretos, mesmo que com boas intenções, eles podem não estar dentro dos planos de Deus naquele momento da sua vida ou podem ser pedidos egoísta em busca de satisfação pessoal.

A vontade de Deus é sempre melhor do que a nossa. E mesmo tendo nós visão do que é bom hoje, isso pode não ser no futuro, e Deus que sabe de todas as coisas não permite que a nossa vontade aconteça justamente para nos proteger.

No início quando nos encontramos em meio as aflições parece que Deus não tem sido misericordioso e que se esqueceu de nós, mas depois que o tempo passar seremos capazes de entender os Seus motivos e que aquilo que pedimos não ter acontecido foi na verdade um livramento e o melhor para a nossa vida.

Não desanime, mas deposite total confiança em Deus que te fez e te conhece mais que qualquer outro alguém.

Inspirado por Deus e escrito por Tiago Nascimento.

7 comentários , comente também!

  1. oi!
    Eu acredito que Deus sempre nos responde, de alguma forma ele encontra um jeito de nos dar um sinal...

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem ?

    Que postagem linda e completa, os blogs estão precisando de abordar mais esses assuntos e ter um bom debate. A mensagem de não desanimar foi linda também.

    ResponderExcluir
  3. Excelente postagem! Reconfortante. Deus sabe o que faz...nos encoraja a confiar!

    ResponderExcluir
  4. A coisa mais importante é crer na vontade Dele, sempre digo que prefiro que a vontade do Senhor seja feita na minha vida do que apenas a minha vontade, Ele sempre sabe o que é melhor para nós então decidi esperar e confiar. A fé é a crença do que não se pode ver (ainda) mais veremos de acordo com a vontade de Deus! ❤️

    ResponderExcluir
  5. Bem legal sua postagem, continue assim! Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão! Ás vezes estamos tão atordoados com os conflitos que esquecemos de parar para ouvir a verdadeira resposta de Deus! Muito bacana sua postagem!

    Um abraço grande!

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post, e da reflexão tambem. Concordo com o que vc diz , nos nao podemos simplesmente desanimar
    temos que esperar e ter fe pq o tempo de Deus é perfeito

    ResponderExcluir